Emotions... Why not?

Um blog que procura ser uma viagem, à procura das emoções humanas.

A minha foto
Nome:
Localização: V.N.G., Porto, Portugal

Emotions seeker...

12 dezembro, 2005

O Natal é emocionante... (ou não...)

Nem sempre temos que ter um bom motivo para escrever o que quer que seja. Nem sempre tem de ser algo emocionante e profundo.
Bem, neste momento, estou a caminho do post mais invulgar de todos os que já fiz.
Estou num lugar pouco ortodoxo que não posso revelar por motivos profissionais...
Estamos no Natal e tenho andado a pensar, o pessoal anda todo nas comprinhas... Uns vão aos chineses, outros à loja dos 300, outros ainda, embrulham muito bem as prendas que receberam, e não gostaram, no ano passado. Oferecendo-as agora a um destinatário que de certeza as vai adorar. Não há nada como fazer um esforço para assegurar que todas as coisas seguem o melhor destino.
O Natal agora é descartável e de produção em massa. Vende-se o Natal em cada loja. Longe vai o tempo em que o Pai Natal vinha da Lapónia, com um trenó cheio de belas prendinhas.
O Natal agora é made in china, ou quiça, made in taiwan, korea, etc...
Claro que também eu recebia, e adorava receber, brinquedos no Natal. Mas o melhor de tudo era a alegria que se sentia, a união da família e das pessoas.
A questão é, será que ainda alguém se lembra do que significa o Natal?
O nascimento do menino jesus! Pois é... anda toda a gente atrás do pinheirinho de Natal, mas já ninguém se lembra de fazer o presépio, com as vaquinhas, as ovelhinhas, os pastores e afins.
Meus caros, esse é que era o verdadeiro significado do Natal!
Eu até nem sou religioso, e bem que me podem dizer:
O que interessa isso? O nascimento do menino Jesus? O que interessa é que é uma época festiva, que apela à solidariedade, aos nossos corações, etc... Será que ainda é assim?
Compras de Natal desenfreadas em filas intermináveis nos shoppings, o bolo rei (que eu detesto), e mais uma colecção de doces (que eu até gosto), a malta junta-se toda pra comer um bacalhau, quiça um perú... Mas afinal, será que o Natal é só isto?
O Natal já não é o que era e tenho andado a pensar se não seria boa ideia mudar o Natal para o Verão... É que assim a malta juntava-se na praia, ou no meio da rua e fazia alta festança.
Alem disso, juntava-se o útil ao agradável e fazia-se a festança com a "emigrantada" toda! Não vos parece bem? Organizavam-se uns concertos com uns cantores Pimba... isso é que era!
É certo que assim teríamos um natal sem neve, mas caramba, no Brasil não há neve e há natal na mesma.
Bem, por aqui me fico, não vá a conversa descambar. Meus caros fiquem bem e tenham um bom Natal todos os dias!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hum... Provavelmente não irás gostar do que vou dizer e espero que não interpretes a minha obsevação como ofença... Mas ao contrário do que é costume - porque como sabes costumo gostar imenso daquilo que escreves - desta vez não gostei muito... Mas concordo em grande parte com o que escreveste e ainda mais do que isso! Com o que SENTES em relação a este assunto... Depois se quiseres explico-te pessoalmente! =) Beijinhos, lindo

1:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Acho k o Natal deveria ser encarado num aspecto emocional e não material. Independente de as pessoas serem católicas ou não. Não acredito no "menino jesus" e nem por isso deixo de sentir a sintonia da "bondade" do Natal.
O Natal continua o mesmo, o ser humano é que muda, não só no Natal, mas em todos os momentos da vida.
Inflizmente a felicidade já não toma rumo na minha vida, mas nem por isso, vou deixar de ser feliz, só pq é uma época festiva.
Os bens materiais vêm por acréscimo, o que espero mesmo neste Natal é receber o carinho das pessoas que gosto.
Bom Natal. Beijinhos fofos

4:24 da tarde  
Blogger JB said...

oláaaa O post ainda não tem 24 horas e já está a ser controverso!!! Admito que escrevi sobre o primeiro tema que me passou pela cabeça. O que eu escrevi foi obviamente em tom irónico!
Alguém disse bem... sentir a "sintonia da bondade do natal". Ora aí é que está! Será que isso ainda existe em estado puro? Essa sintonia parece-me adulterada pelo consumismo que está encrostado em nós. Como é que pode haver espírito natalício numa sociedade tão egoísta como a nossa? E nenhum de nós pode sacudir a água do capote porque somos todos culpados, todos juntos.

7:15 da tarde  
Blogger JB said...

Eu também adoro o natal!!!!! Apesar de não deixar de ser crítico em relação ao comportamento de muitos...

7:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou a gostar deste blog ehehe. Por acaso concordo com o meu migo dropped. Para não falar no consumimo e o crédito dispendido na epoca do natal. Como pessoa que passa fome durante o ano e no natal gasta tudo a grande e a francesa e endivida-se, mas cada um sabe da vida dele. Mais o que eu acho graça no natal é que no meu caso as pessoas mas principalmente familiar só me conheça no natal(tipo saber novidades minhas, quando ao longe do ano nem me liga) só para ficar bem "etiqueta" a frente. No que diz respeito a parte emocional, ao meu ver, o suposto espirito do natal tem que se fazer sempre e não só natal.

Sem mais nada para dizer e como estou cheio de sono, despeço-me ficam bem.

12:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home